Segundo a ordem dos sustenidos, a tonalidade de ré maior traz duas alterações: o sustenido no fá e o sustenido no dó.
Por
isso, a escala de ré maior toca-se alterando estas duas notas. Sempre. A
não ser que haja alterações à escala e que devem ser feitas com
bequadros ocasionais.
O acorde de Ré Maior é o acorde fundamental desta escala e é composto desta forma:
O acorde de Lá Maior e as suas inversões
Passamos então a ter um novo acorde na escalde ré maior que o Lá Maior. O mesmo é feito com as notas lá, dó sustenido e mi.
Existem três posições para os acordes elementares: o estado fundamental, a primeira inversão e a segunda inversão. É sempre a nota do baixo que caracteriza a inversão do acorde ou o seu estado fundamental.
A relativa menor da tonalidade de Ré
Para passar de uma tonalidade maior para a sua relativa menor basta descer três tons. Por exemplo, no caso da tonalidade de ré maior, a sua relativa menor será a escala de si menor que mantém os mesmos acidentes musicais mas inicia três notas antes.O acorde fundamental desta escala é o si menor que se faz do seguinte modo:
O acorde Fá sustenido menor
O acorde Fá sustenido menor é muito utilizado na escala de si menor e faz-se do seguinte modo:
Mas muitas vezes quando se toca na tonalidade de si menor podem fazer-se transições ocasionais e modulações utilizando o acorde de Fá sustenido maior o qual já pertence a uma tonalidade mais avançada.
Embora o Fá sustenido Maior não seja próprio ou natural desta escala de si menor (a não ser que ela esteja no modo melódico), pode recorrer-se a ele para fazer transições durante uma improvisação, por exemplo.
No Fá sustenido Maior a nota Lá já é sustenido.